O que é Colonoscopia?

A colonoscopia permite a análise do revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado. O exame ajuda a encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações do órgão. Hoje, é tido como um dos principais métodos de rastreamento do câncer colorretal. Apesar de ser um dos exames mais temidos, a colonoscopia é indolor e um procedimento importante que pode auxiliar no diagnóstico precoce do câncer colorretal, o terceiro tipo que mais mata no mundo.

Este exame tem três objetivos muito claros. É um procedimento preventivo, atua no rastreamento de lesões malignas e pré-malignas do intestino em pacientes assintomáticos. Basicamente seria a identificação de pólipos e tumores precoces, numa fase em que a possibilidade de cura é muito alta. É um exame diagnóstico: fundamental na investigação de sintomas, sinais e/ou exames laboratoriais que sugiram uma doença intestinal como causa do problema. Seriam os pacientes que procuram um médico com sangue visível ou oculto nas fezes, prisão de ventre e/ou diarréia crônica, anemia por deficiência de ferro, perda de peso inexplicável, dor ou desconforto abdominal persistente. E por fim tem a função terapêutica, na retirada de pólipos ou lesões precoces e na resolução de algumas causas de hemorragia no intestino grosso.

O preparo do cólon é fundamental para um bom exame. O intestino deve estar totalmente livre de resíduos fecais sólidos e o resíduo líquido deve estar claro e transparente. Para isso, além de uma dieta especial é necessária a ingestão de laxantes e líquidos. O preparo do cólon pode ser dividido em fase domiciliar e fase hospitalar, ser todo domiciliar ou totalmente hospitalar.

Chegando à unidade de atendimento, o paciente é encaminhado para uma sala de exames e passa por uma rápida entrevista. Ele é sedado por um médico anestesiologista, e então o médico endoscopista introduz o colonoscópio através do canal anal e o conduz suavemente através do intestino grosso, realizando um exame cuidadoso sem que o paciente sinta desconforto ou dor. A duração aproximada do procedimento é de 30 minutos. O tempo de permanência no setor é de aproximadamente 1 hora.

O exame é indicado preventivamente para todo indivíduo (mesmo sem qualquer sintoma) maior de 50 anos e para todos familiares (de primeiro grau) de portadores de lesões malignas ou pré-malignas do intestino (câncer ou pólipos). Além disso, devem ser submetidas ao exame todas as pessoas com sintomas/sinais e ou achados laboratoriais suspeitos de serem de origem intestinal.

Dr. Eldo Costa
Endoscopia Digestiva alta e Colonoscopia