Nutrição

O estado de saúde de um indivíduo está diretamente ligado ao padrão alimentar.

Quando em situação de enfermidade, a alimentação correta feita através de uma nutrição adequada poderá contribuir para a cura, para minimizar as conseqüências ou para prevenir o aparecimento de algumas doenças causadas pela má nutrição.

É de suma importância que um indivíduo, portador de alguma doença do aparelho digestório, tenha tratamento multiprofissional. Alimentação adequada através da nutrição especializada é primordial já que as enfermidades acometem justamente órgãos que envolvem digestão, absorção e excreção de alimentos.

A melhora do quadro clínico do paciente que possui um atendimento especializado, multiprofissional e individualizado é muito importante, principalmente em pacientes portadores de doenças crônicas que acometem o sistema digestório.

Enfermidades do sistema digestivo alto que envolvem esofagites, gastrites, refluxo gastro esofágico, duodenites e úlceras necessitam de atendimento nutricional especializado que contenham orientações individualizadas para cada paciente e tipo de patologia. Mas com visão integral do indivíduo. Com foco na terapêutica e na identificação das possíveis causas da doença para que o tratamento tenha melhores resultados.

Adaptar a freqüência alimentar, corrigir o porcionamento e o volume ingerido, trabalhar com alimentos adequados, necessários e restringir alimentos que possam complicar o quadro clínico são algumas das ações nutricionais que serão abordadas nas consultas. O foco na nutrição individualizada e direcionada na terapêutica e reposição nutricional a fim de minimizar os efeitos de cada enfermidade.