Carregando...

Clínica GastroImagem - Endoscopia Digestiva em Salvador

Artigos

11/04/2016

Manometria Esofágica

O esôfago é um órgão do aparelho digestivo, de conformação tubular que liga a garganta ao estômago, tendo como função conduzir o alimento da boca para o estômago.

A manometria esofágica é um procedimento médico-ambulatorial (não há a necessidade de internamento) que avalia o funcionamento do esôfago, determinando as pressões que a musculatura do órgão exercem em condições de repouso e durante o ato da deglutição, medindo as contrações musculares rítmicas e coordenadas que impulsionam as refeições para o estômago onde serão digeridas.

A manometria esofágica está indicada nas seguintes situações:

.. 1. Investigação de disfagia (dificuldade para engolir)

.. 2. Investigação de odinofagia (dor à deglutição)

.. 3. Investigação de dor torácica não cardíaca

.. 4. Avaliação pré-operatória de pacientes portadores de doença do refluxo gastro-esofágico

.. 5. Localização do esfíncter esofagiano inferior para o posicionamento da sonda de pHmetria esofágica

O paciente deve estar em jejum de no mínimo quatro horas precedendo a manometria. As medicações que interferem com a motilidade do esôfago devem ser suspensas por pelo menos 48 horas. Para a sua realização não é necessária a sedação do paciente e após a realização do procedimento, o paciente poderáretomar a sua rotina diária normal.

Inicialmente o paciente sentado na maca de exame, será orientado pelo médico durante todo o processo. Com o objetivo de minimizar o desconforto da passagem de uma sonda delgada(0,4cm de diâmetro) pela narina, é colocado na mesma um gel anestésico e o cateter é então introduzido pela narina e posicionado entre o estômago e o esôfago. Em seguida o paciente é deitado confortavelmente e todo o exame é feito nessa posição: deitado de costas para a mesa de exames...

Durante o curso do exame, o paciente está apto a respirar e a falar sem dificuldades. O exame tem duração média de 15 minutos.

Dr. Ronald Lopes
Endoscopia Digestiva alta, pHmetria e Manometria Esofágica